top of page

Nome científico: Copaifera langsdorfii.

Nome comum: Copaíba, copaíba vermelha, bálsamo, oleiro, Copaíba da varzea(AM), copaibeira de minas, pau d'oleo (MG). Família: Fabaceae - Caesalpinoideae.

 

Espécie secundária pode atingir alturas de 10 a 15 m de altura, com tronco de 50-80 cm de diâmetro, de copa globosa densa. Madeira moderadamente pesada, de superfície lustrosa e lisa ao tato, medianamente resistente, empena durante a secagem, muito durável em condições naturais, com cerne e alburno diferenciados. Sua madeira é indicada para a construção civil, como vigas, caibros, ripas, batente de portas e janelas, cabos de ferramentas e de vassouras, carrocerias, tábuas para assoalhos, etc. Fornece também o bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapêutico, que é a seiva extraída quando se faz furos no tronco até atingir o cerne. A árvore oferece ótima sombra e pode ser empregada na arborização rural e urbana. Também é útil para plantios em áreas degradadas e de preservação permanente.

 

Plante também espécies de características de crescimento: PioneiraEx: Urucum – Bixa orellana, Jacarandá de Minas – Jacarandá cuspidifolia em bosque tipo mata atlântica ou Candeia – Rapanea ferruginea em bosque tipo Cerrado.Climácicas Ex. Jequitibá – Cariniana estrellensis, ou o Cedro Rosa –Cedrella fissilis, em bosques tipo mata atlântica, ou a Sucupira Branca –Pterodon emarginatus em bosques tipo Cerrado.

 

Bioma de ocorrência natural: Mata Atlântica.

bottom of page