top of page

AGENDAR ÀRVORE

Nome científico: Sapindus saponária

Nome comum: árvore-do-sabão, fruta-de-sabão, ibaró, jequiri, jequiriti, jequitiguaçu, pau-de-sabão, sabão-de-macaco, sabão-de-soldado, sabãozinho, saboeiro, saboneteira, salta-martim e saponária.

Família: Sapindaceae.

 

Planta Pioneira de médio porte de até 12m de altura. Os frutos além de servir de sabão, devido a presença de saponinas, e até soltam espuma ao esfregar, servem também de repelente de insetos e proteção de grãos, além de algumas propriedades terapêuticas (anti-inflamatório, calmante, diurético, expectorante). As sementes são usadas para artesanato. É uma das espécies mais cultivadas para a arborização de ruas das cidades brasileiras. Deve-se evitar a poda, para que a copa da árvore não perca a forma esférica. É indispensável para reflorestamento.

 

Plante também espécies de características de crescimento: Secundária Ex. Pau Brasil – Caesalpina echinata em bosque tipo mata atlântica, ou Jacarandá Branco – Platypodium elegans em Bosque tipo Cerrado. Climácicas Ex. Cedro Rosa – Cedrella fissilis, em bosques tipo mata atlântica, ou a Sucupira Branca – Pterodon emarginatus em bosques tipo de Cerrado. 

 

Biomas de ocorrência natural: Cerrado e Mata atlântica

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page